domingo, 9 de novembro de 2008

Clássico Botafogo x Flamengo terá um duelo particular entre Diguinho e Ibson


Volantes estão entre os cinco maiores 'ladrões' de bola do Brasileirão


A rivalidade entre Botafogo e Flamengo, acirrada depois que os clubes decidiram os dois últimos estaduais, e o Rubro-Negro levou a melhor em jogos marcados por arbitragens polêmicas, ganhou novos capítulos para o jogo deste domingo, às 19h10m, no Maracanã. Mandante, o Alvinegro queria o jogo realizado no Engenhão, onde foram realizados os clássicos contra Vasco e Fluminense. mas a CBF atendeu a uma recomendação da PM, que não garantia a segurança no estádio Olímpico João Havelange, e mudou o local. O clube de General Severiano entrou com um recurso no STJD, indeferido pelo presidente da entidade, Rubens Approbato. Para completar, o árbitro do clássico será Marcelo de Lima Henrique, o mesmo da confusa final da Taça Guanabara deste ano.

No entanto, uma disputa mais sadia está em jogo. Nas estatísticas do Brasileirão 2008, os volantes Diguinho, do Botafogo, e Ibson, do Flamengo, estão na lista dos cinco jogadores que mais desarmes têm na competição. O rubro-negro está em segundo lugar, com 92 "roubadas" de bola, sete a mais que o alvinegro - o líder é Leandro Salino, do Ipatinga, com 94. Mas ao fim da 34ª rodada da competição, um dos dois pode assumir a liderança, afinal, o clássico tem todos os ingredientes para ser um dos mais disputados - as duas equipes vêm fazendo grandes espetáculos com regularidade quando se enfrentam.

Diguinho tem Túlio ao seu lado, mas como sai mais para o jogo, acaba sendo dando o primeiro combate, o que explica o seu alto índice de desarmes. Até porque mais para frente há jogadores como Lucio Flavio e Carlos Alberto, com características mais de armação e de ataque. Já Ibson tentou explicar por que ele figura na lista.

- Em 2007 nós jogamos com Cristian, Toró, Renato Augusto e eu, sem homem de criação. O Renato, na verdade, fazia o papel de segundo atacante, ao lado do Souza. Então, não há dificuldade nenhuma - diz ele, que acabava ficando à frente de Cristian e Toró, e assim como Diguinho dava o primeiro combate. Hoje, com um meio-campo formado por Jailton, Airton e Sambueza, a situação pouco mudou.

Nenhum comentário: